9 de setembro de 2011

Atividade 3.5 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

O currículo escolar representa a caminhada que os alunos fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura. Entre estas contribuições encontramos: a importância de trazer para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, a aplicação do conhecimento aos problemas que os alunos precisam enfrentar em seu dia-a-dia. Junto a esta perspectiva, encontramos também a possibilidade de libertar a escola do cumprimento de uma lista de conteúdos previamente estipulados e, propondo aprendizados fundamentais, ir desenvolvendo métodos de acompanhamento das aprendizagens que atendam ao contexto de desenvolvimento que cada aluno apresenta. O conteúdo trabalhado no projeto que desenvolvemos está contemplado no currículo. Inseridos na dinâmica do processo de profundas transformações sociais, características da pós-modernidade, somos convocados pela necessidade de repensar as mudanças na educação, bem como a imprescindível atualização da formação docente para integrar as tecnologias ao currículo escolar. O objetivo é refletir sobre essa integração. Nesse contexto, buscam-se pistas de sua repercussão na interação com os alunos, apontando os indicadores de mudanças na prática dos professores, mediadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para integrar as tecnologias ao currículo é necessário capacitar os professores, criar laboratórios de informática e conscientizar educadores da necessidade de integrar os recursos tecnológicos como instrumentos de trabalho numa perspectiva de melhorar a qualidade do ensino ministrado.

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