17 de julho de 2011

Atividade 2.3 Conceituando hipertexto individualmente

Hipertexto
É o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. Na verdade o hiperlink não passa de um comando como o ícone que se clica para iniciar um programa ou abrir um arquivo. Mas aqui ele abre uma página da internet, ou lhe envia a outra parte do texto, ou mesmo permite copiar um arquivo, tudo isso em uma outra pasta, computador ou mesmo outra parte do mundo.
Certamente, a navegação por meio de hipertexto agrega de forma interativa e fácil, vantagens e conhecimentos novos sobre o assunto pesquisado ou estudado no momento, proporcionando também, agilidade no acesso aos sites. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. Podendo expandir isso muito mais, com diferentes fontes de informações.
Portanto o hipertexto faz parte da nova cultura digital, onde temos que cada vez mais nos qualificar em cursos para sabermos usar de forma significativa. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem auxiliar no processo ensino aprendizagem com diversidade de atividades tornando o aluno mais curioso e pesquisador do aprendizado.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
http://elisabete.wikispaces.com/file/view/unid_2percepcoes_ao_navegar_por_hipertexto_elisabete_cano_sabino.doc

http://www.neomaxima.com.br/Criando%20minha%20pagina/Hiperlinks.htm

http://www.labiutil.inf.ufsc.br/estilo/icones.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário