17 de julho de 2011

Atividade 2.6 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Curso: Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Cursista:Ana Maria Quintino de Araujo
Tutora: Alesandra Aparecida de Melo Ribeiro.

Atividade 2.6 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Escola: Estadual Adilson Alves da Silva Turma: 3º Ano A Turno: Matutino
Professora:Alice da Silva Saran e Ana Maria Quintino de Araujo.

Tema da Atividade: Os Animais do Sítio do seu Lobato.

Justificativa

Os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Esta atividade visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais. Que são seres vivos de muita importância para o Planeta Terra e também para a vida do homem. Levar ao conhecimento do aluno que possuir um animal de estimação não é somente prender em casa o bichinho, que ele precisa de uma vida saudável e cuidados especiais. Conscientização da natureza, que os animais precisam dela e também de uma vida digna, alimentação saudável, abrigo adequado para darem continuação à espécie; o que vai trazer somente benefícios para a humanidade.

Objetivos :

• Identificar os diferentes tipos de animais;
• Conhecer os animais da fazenda;
• Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
• Desenvolver a imaginação e a criatividade.
• Identificar os sons que os animais produzem.
• Desenvolver a percepção auditiva, visual.

Desenvolvimento:

Conversas informais sobre os animais.Imitar os sons dos animais (onomatopeia).
Cantar a música do Sítio do Seu Lobato. Apresentar o video do Sítio do Seu Lobato.
Atividade e brincadeiras sobre animais. Inserir links nos nomes dos animais.
Jogo da memória dos animais do Sítio do Seu Lobato.

Instrumentos utilizados:

- Folha xerocopiada com a letra da música;
- Vídeo do Sítio do Seu Lobato exibido no Data show na sala de Tecnologia;
- Digitação da letra da Música no Editor de textos BR Office
- Atividade com Hipertexto da música, com links que levam às figuras dos animais.
- Folha xerocopiada com o Jogo da Memória.
Considerando que os alunos gostam muito de música e de animais, resolvi trabalhar com a música: “O sítio de seu Lobato”.
Instrumentos utilizados:
- Folha xerocopiada com a letra da música;
- CD com a música;
- Link das figuras dos animais que são mencionados na música;
- Vídeo You Tube

PROCEDIMENTOS:

1° passo: Cantar com a turma a música;
2º passo: Colocar a música para ouvirem no rádio;
3° passo: Apresentar no computador a letra da música relacionando o nome aos animais utilizando-se dos links;
4º passo: Apresentar o vídeo. Abaixo segue hipertexto utilizado:


O SÍTIO DE SEU LOBATO

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM CACHORRINHO, IA, IA, Ô!
ERA AU, AU, AU PRA CÁ ERA AU, AU, AU PRA LÁ
ERA AU, AU, AU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UMA VAQUINHA, IA, IA, Ô!
ERA MU, MU, MU, PRA CÁ ERA MU, MU, MU, PRA LÁ
ERA MU, MU, MU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM GATINHO, IA, IA, Ô!
ERA MIAU, MIUA, PRA CÁ ERA MIAU, MIAU, PRA LÁ
ERA MIAU, MIAU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM PORQUINHO, IA, IA, Ô!
ERA ÒINC, ÓINC, ÓINC PRA CÁ ERA ÒINC, ÓINC, ÓINC PRA LÁ
ERA ÒINC, ÓINC, ÓINC PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM CARNEIRINHO, IA, IA, Ô!
ERA MÉE, MÉE, MÉE PRA CÁ ERA MÉE, MÉE, MÉE PRA LÁ
ERA MÉE, MÉE, MÉE PRA TODO LADO, IA, IA,Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM PINTINHO, IA, IA, Ô!
ERA PIU, PIU, PIU PRA CÁ ERA PIU, PIU, PIU PRA LÁ
ERA PIU, PIU, PIU, PRA TODO LADO, IA, IA,Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM CAVALINHO, IA, IA, Ô!
ERA IHIH, IHIH, IHIH PRA CÁ ERA IHIH, IHIH, IHIH PRA LÁ
ERA IHIH, IHIH, PRA TODO LADO, IA, IA,Ô! IA, IA, Ô IA, IA,Ô!

Assista o Video do you tube ”O sitio do Seu Lobato”.



Avaliação:

A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho. Levando em conta o interesse e a participação.

Comentário postado por mim no Fórum:

Enviada em Jul 19 2011 01:18:21:000PM
________________________________________

Olá Adriana, Marta e Lucimar. Gostei muito do projeto: Os Animais que será desenvolvido na Educação Infantil. O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. Compreendendo as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir através de suas características de cada grupo. A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.Um abraço. Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário